Blog                                                        #Cãofeitaria                                                                                             Fit

Os alimentos que podem estar prejudicando a saúde do seu cão e você não sabia

Exemplo de imagem
Quem resiste a um olhar de pidão do seu pet quando você está comendo algo, ou até mesmo cometa um deslize e deixe cair pedacinhos de comidas no chão, é praticamente inevitável que eles surrupiem algumas delas e acabam comendo. Até ai tudo bem, porém alguns alimentos e substâncias não são aceitáveis para o organismo dos pets e não podem experimentar de jeito nenhum, isso porque eles podem ser perigosos, podendo até ser letais para os pets.

O organismo do cão funciona diferente dos seres humanos. Não quer dizer que podemos comer algo que não nos faz mal que os pets também possam comer, pelo contrário, há alguns alimentos que não devem ser oferecidos para os pets. Então devemos ficar atentos a estes alimentos. 

Descreverei aqui alguns alimentos que jamais devemos ofertar aos nossos pets. 

Legumes

Cebola - Possui uma substância chamada Tiossulfato, essa substância destrói as células do sangue, causando assim, anemia severa, seja qual for a maneira de administração (cru, desidratado ou cozido) jamais oferte esse alimento para o seu cão. 

Broto de batata, pele de batata e batata verde - Pesquisas realizadas afirmam que os brotos de batata, afetam o SNC - sistema nervoso central e podem causar problemas de gastroenterite - atinge toda a parte do trato intestinal. Se a pele da batata ou a batata em si está verde, ela contém uma substância chamada solanina. Essa substância pode ser toxica mesmo em pequenas quantidades, ao oferecer batatas ao seu cão, retire a pele e certifique que está madura e de preferencia cozida.


Frutas 

Tomate verde  - Os tomates verde podem causar arritmia cardíaca - é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração, pode apresentar dificuldade respiratória, salivação abundante, diarreia e vômito.

Casca, caroço e folha de abacate - Não se deve ofertar essa fruta desde a casca, caroço e até as folhas. Isso se dá porque a fruta contém uma substância que chamada persina – que é um fungicida que mata fungos e mofos, apesar de ser inofensiva para os humanos, ela pode causar vômito e diarreia nos pets. A polpa não tem nenhuma toxina.

Semente de maçã - A semente da maçã possui uma substância tóxica chamada cianeto mas em um nível muito baixo. Comer todas as sementes de uma maçã não vai matar seu pet, mas não é nada recomendável ofertar constantemente as sementes para ele, pois isso pode levar a um quadro de intoxicação futura. Então retire as sementes.
 
Groselha - Essa fruta possui altas doses de cianeto de hidrogênio, que pode causar vômitos, diarreia e problemas renais graves.
 
Caroço, casca e folhas de cereja - O problema não está na fruta, que pode ter sua parte carnosa ingerida pelo animal, mas em suas folhas, caroços e casca. Elas contém cianeto, que pode causar insuficiência respiratória e até a morte do cão.

Uva passa - Assim como a groselha e a semente da cereja, as uvas passas também podem causar danos internos aos cães, porém até hoje não se sabe qual a substancia contida na uva passa que faz mal para os pets, então evite dar alimentos que contém uva passa.
 
Carambola - A substância que contém na carambola, também pode causar falência renal, porém com a uva passa, ainda não se sabe qual a substância que faz mal para os pets.

As sementes das frutas: pêssego, ameixa e caqui - As sementes destas frutas são prejudiciais aos pets podendo causar obstrução intestinal caso sejam engolidas, além de provocarem inflamações estomacais.
 
Outros alimentos 

Álcool - O álcool, pode causar vômitos, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldades de respirar, coma e em casos mais graves o pet pode vir a óbito.

Chocolate - Um alimento que eu acredito que você já deve ter ouvido falar que é prejudicial aos cachorros por ser um alimento que presente em grande partes das casas e que é altamente prejudicial a saúde dos mesmos. Contém uma substância chamada teobromina, ao ingeri-la o fluxo sanguíneo do cérebro é interrompido, ocasionando assim, o aumento da pressão, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões, coma e podendo levar a óbito. 

Café e chá preto - Contém cafeína e esta substância acelera os batimentos cardíacos e provoca uma sensação de euforia nos cães. Muitos cães chegam a ter convulsões e podem vir a falecer devido a aceleração cardíaca que o café e o chá preto provocam e é difícil especificar uma quantidade que pode levar isso a ocorrer, pois depende muito do organismo do animal e até o tamanho interfere.
 
Ossos de frango cozido - Os ossos de frango ou de outras animais devem ser evitados quando cozidos, pois ossos cozidos são mais fáceis de quebrar e com isso, podem causar engasgo, lesões no trato digestivo , sangramento e até perfuração do trato gastrintestinal, pois ao ser quebrados o mesmo podem apresentar formas pontiagudas. Ossos crus podem ser ofertado para os cães.

Macadâmia - Uma das castanhas mais tóxicas para cães, mesmo consumida em pequenas quantidades, pode causar sintomas neurológicos graves, incluindo fraqueza, tremores, andar mancando ou até mesmo incapacidade de andar.

Temperos 
 
Cebolinha - Assim como a cebola, a cebolinha também pode causar danos as células do sangue.

E bem provável que alguns destes alimento já foi ofertado ao eu cão e nada pode ter ocorrido, porém como foi dito, quando em pequena quantidade pode até não afetar imediatamente a saúde de seu cão, porém a se oferecido constantemente, como é o caso do caroço de maçã, pode levar a problemas sérios. Então fique ligado e tenha atenção em mantenha esses alimentos sempre em um local onde seu cão não tenha acesso, de preferência lugares alto ou gavetas que possuam trancas. Caso seu pet coma alguns desses alimentos e comece a apresentar comportamentos estranhos, procure imediatamente um médico veterinário.
Eu acredito que meu cão pode ser mais saudável.
Se você também acredita, deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre dicas fitness para seu cão.
FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP!
Logo#Cãofeitaria 
           Fit