Blog                                                        #Cãofeitaria                                                                                             Fit

Cachorro pode comer frutas?

Exemplo de imagem
     A resposta para esta pergunta é sim, seu cachorro pode e deve comer frutas, porém, faça isso com orientação de um veterinário da sua confiança. 

   Mas, assim como existe legumes e verduras que nosso cãozinho não pode comer, existem também frutas que são prejudiciais à saúde deles. 
 
   Uma coisa muito importante que não podemos esquecer é que, as frutas possuem FRUTOSE (que é um tipo de açúcar de grande poder adoçante, comum nas frutas, no néctar e no mel), dessa forma, ofertar frutas fora do controle para seu pet é um tanto quanto prejudicial, pois alguns animais podem ter doenças como diabetes, por exemplo, e nesse caso toda a atenção deve ser voltada para o seu cão nesse momento, por isso, nós tutores devemos oferece-las com moderação e com a orientação do veterinário do seu peludo. 

   As frutas podem ser oferecidas para os pets, como uma forma de agrado (petisco), além de ser agradáveis ao paladar canino, elas também possuem propriedade que são benéficas a saúde do seu amiguinho. 

   Descreverei aqui algumas frutas que são boas para a saúde do seu peludo, em seguida, descreverei as frutas que são proibidas para os pets, pois prejudicam a sua saúde. 

             Frutas que podem ser ofertadas para seu pet 

Banana Essa fruta é rica em vitaminas (A, B6 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio), possui um alto teor de frutose, sendo assim, ela deve ser oferecida com moderação para o pet, para evitar problemas como a obesidade. A banana pode ser ofertada para os pets sem casca e fatiadas em rodelas. 

Melancia – Essa fruta é rica em água, boa para a hidratação do pet em dias mais quentes, rica em vitamina A e C. A melancia pode ser ofertada sem a casca e as sementes. 

Morango – Rica em vitamina A, B, C e antioxidantes, é uma fruta que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do cão e funciona também como um anti-inflamatório. É uma das poucas frutas que podem ser ofertadas com a casca e a semente.
 
Manga – Ela é fonte de fibras alimentares e rico em vitamina C, assim como a banana, a manga também possui um alto teor de frutose, por isso deve ser ofertada com parcimônia. A manga deve ser ofertada para os cães sem casca e sem caroço e ao oferta-la deve-se ter muita atenção para evitar que o animal engasgue com as fibras. 

Kiwi – Essa fruta é rica em vitamina C e ajuda o bom sistema digestivo dos animais, mesmo para os cães que apresentam problemas de gastrite. Essa fruta deve ser ofertada sem a casca, já as sementes não há problema em oferta-las. 

Melão – Assim como a melancia, o melão também é uma fruta rica em água, ela é fonte de vitamina B6 e C, fibras e potássio. Essa fruta deve ser ofertada sem a casca e sem as sementes. 

Goiaba – Essa fruta é fonte de vitamina A, B e C, rica em ferro e fósforo, ela ajuda no bom funcionamento do intestino do cão. Essa fruta deve ser ofertada sem casca, porém não é necessário retirar as sementes. 

Jabuticaba – A fruta é rica em vitamina (C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro), a casca da jabuticaba concentra-se diversos antioxidantes, tem um efeito detox no organismo do animal e oferece uma sensação de saciedade para ele. 

Caju – Fonte de vitamina C e ferro, benéfica para o sistema imunológico do cachorro. O caju deve ser ofertado ao cão com moderação e deve-se retirar a castanha. 

Gogi Berry - Tem ação antioxidante, energética, oftalmologia, anticancerígena e imunoestimulante, aumenta a longevidades canina e ajuda na proteção da saúde ocular e nutrição do fígado e rins. 

Pera – Possui 80% de água, por isso ela é uma fruta pouco calórica, é fonte de potássio e fibras, ajuda no bom funcionamento da transito intestinal, contribui na proteção do sistema circulatório do animal. 

Blueberry – Tem ação antioxidante, ação antinflamória e de proteção celular, anticancerígena, possui baixo teor calórico, regula os níveis de glicemia no sangue do animal e ajuda na saúde cerebral. 

Cramberries – Ajuda na saúde cardiovascular do animal, previne o câncer, ajuda no controle do peso do animal, previne a formação de cálculos renais e é fonte de vitamina C. 

Maçã – Rica em vitamina C, cálcio, e possui propriedades anti-inflamatórias, é uma fruta benéfica para o animal, pois ela ajuda no tratamento de diarreia canina (a melhor maneira de tratar a diarreia, é retirando a casca da fruta) e ajuda no combate a prisão de ventre (a melhor maneira de tratar a prisão de ventre, é oferecer a maçã com a casca, pois é na casca que as fibras estão presentes). Ao oferecer a fruta para o seu pet, não esqueça de retira as sementes. 

Mirtilos – Essa fruta é rica em antioxidantes, vitamina C e fibras, é uma das melhores frutas que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cardiológicas nos cães. A melhor maneira de oferecer essa fruta para o seu pet, é retirar as sementes que se encontram no seu interior, pois estas podem lhe causar graves danos. 

Damasco e Pêssego – Essas duas frutas são ricas em fibra solúvel e isso ajuda na regulação do transito intestinal do animal, possui uma grande quantidade de ferro, sendo assim, ele ajuda na prevenção da anemia, são antioxidantes e possui alto teor de água. Ao oferece-las para seu pet, retire as cascas.

             Frutas que não devem ser ofertadas para os pets 

Uva – A uva é fonte de vitamina C e do complexo B, apropriado para o consumo humano, porém, não é apropriado para a dieta dos cães, pois há relatos de que cães que consumiram uvas, veio a óbito. Estudiosos e pesquisadores afirmam que a uva causa lesões renais graves no animal. 

Carambola – É uma fruta rica em vitamina A, C e do complexo B, não é indicada para a dieta dos cães, pois, ela contém uma toxina natural que pode causar falência renal. 

Folhas e Caroço de Abacate – Essa fruta é rica em vitamina A, B1, B2, E e K. O abacate, possui uma substância tóxica, chamada Persina, essa substância é tóxica para os cães, porém a Persina é encontrada nas folhas e no caroço da fruta, porém a poupa não tem problema em oferta-la para seu pet, desde que seja em poucas quantidades pois caso exagere, pode prejudicar o sistema gastrointestinal do animal. 

Açaí – Por conter a mesma toxina encontrada no chocolate, a treobomina, essa fruta pode prejudicar a saúde do coração e do sistema nervoso do animal.
 
Cereja – O problema não está na parte carnosa da fruta e sim no caroço, na casca e em sua planta, pois elas contém uma toxina chamada cianeto, e ao ser ingerida pelo cão, pode acarretar insuficiência respiratória e, dependendo da quantidade (e isso varia dependendo de cada organismo animal) pode levar a óbito.

Groselha – A fruta possui altas doses de cianeto de hidrogênio, que pode causar vômitos, diarreia e problemas renais graves.

Frutas cítricas – Essas frutas podem ser ofertadas com cuidado e se o animal não estiver com gastrite. 

   Tentei ser bem clara quanto as restrições de algumas frutas e quanto aos benefícios de outras. Seu pet deve sim comer frutas, mas como sempre digo nos artigos anteriores, tudo em excesso faz mal, por isso, consulte o veterinário do seu pet e peça para ele passar uma dieta com algumas frutas, pois além de agradarem o paladar dos cães, elas também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico dos peludinhos.
Eu acredito que meu cão pode ser mais saudável.
Se você também acredita, deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre dicas fitness para seu cão.
FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP!
Logo#Cãofeitaria 
           Fit