Blog                                                        #Cãofeitaria                                                                                             Fit

Benefícios de uma dieta saudável para os cães

Exemplo de imagem
Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre alimentação natural e saudável para cães. Cada vez mais tutores estão aderindo a essa modalidade.
Porém ainda existem muitos mitos e desinformações sobre como funciona a comida natural para nossos peludos.
 
A alimentação saudável, é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais e minimamente processados, ou seja, não passam por processos de industrialização como acontece comidas secas, como por exemplo as rações. 
É uma alimentação equilibrada que contém níveis de nutrientes que o animal precisa para se manter saudável. O único tipo de processamento que esses alimentos sofrem, ocorre dentro da cozinha durante o cozimento e o congelamento.

Segundo diversos estudos, uma alimentação saudável para cães, traz mais benefícios do que você imagina.

As dietas caninas podem ser preparadas por você mesmo, com ingredientes frescos e são preparados de forma super saudáveis, trazendo assim, vários benefícios para a saúde do seu pet. 

Um dos motivos desse tipo de alimentação ser recomendada é porque, além dela ser 100% natural, ela também é livre de corantes (dão cor), conservantes (conserva por mais tempo o alimento) e flavorizante (que dão sabores artificiais), pois, esses aditivos químicos são prejudiciais à saúde do pet. O uso de aditivos químicos nos alimentos para pets, podem ocasionar o aparecimento de dermatites (grupo de doenças que causam inflamações da pele), alergias, podem ser prejudiciais à imunidade e à função hormonal, e também, podem estar associado a alterações comportamentais e até tumores. 

Com a introdução de uma alimentação saudável para seu pet, você estará oferecendo a ele variedades de alimentos, ou seja, seu cão entrará em contato com diversos nutrientes, sabores variados (imagina você comer uma coisa que parece um biscoito quase que a maior parte de sua vida, como é o caso das rações, seria bem chato não é?)  e consequentemente receberá uma nutrição mais adequada para seu estilo de vida. Essa variação de alimentos, possibilita também que a necessidade de uma suplementação industrial diminua. 
 
Destacarei aqui alguns benefícios que o seu pet terá com a introdução de uma alimentação saudável na sua dieta:

Proteção dos rins - A dieta caseira contém pelo menos 70% de água (umidade), o que facilita a digestão dos alimentos e protege diretamente a saúde dos rins e do trato urinário.

Fezes secas, reduzidas e com fraco odor -  Graças a uma digestão e assimilação dos nutrientes naturais, o resultado é um volume menor de fezes, fezes sequinha e com odor discreto.

Menor carga glicêmica - Os níveis de açúcar no sangue do animal são bem mais controlados através da alimentação natural, pois geralmente a quantidade de carboidratos e açucares são menores.

Redução e até cura das doenças de pele  - Alguns alimentos naturais podem ajudar na redução ou até mesmo na cura de algumas dermatites ocasionadas por alimentos que contém aditivos químicos (como conservantes, corantes e flavorizantes). Mas se você detectar que seu cão está com alguma alergia, procure um médico veterinário para fazer alguns exames antes de introduzir novos alimentos à sua dieta.

Maior longevidade na vida do pet -  A Relação dos alimentos saudáveis com a longevidade (vida mais longa) de seu cão tem relação com a diversidade de vitaminas e controle no que seu cãozinho está consumindo. Uma dieta baseada apenas em ração, este controle fica mais restrito e a carência de certas vitaminas e proteínas faz seu pet ficar com a imunidade mais baixa podendo aparecer alguma disfunção ou doença.

Pelo mais bonito, sedoso e brilhante - A presença de proteína animal de excelente valor nutricional, combinada com os ótimos níveis de minerais e ácidos graxos ômegas-6 e 3 da dieta natural, faz com que a queda de pelo seja reduzida, deixando a pelagem do pet mais macia, brilhante e resistente. A aparência da pelagem, reflete diretamente na saúde interna do animal.
 
Maior palatabilidade - Alimentação natural é muito atraente ao paladar dos cães, por ser úmida, cozida, variada e minimamente processada, preservando assim o sabor de cada alimento. A inclusão regular de alimentos diversificados amplia a variedade de nutrientes ingeridos pelo pet e reduz o risco de intolerância e alergia alimentar, associadas à oferta de dietas monótonas, sem a variação de ingredientes e o odor acaba sendo o mesmo, já na alimentação natural o odor é mais chamativo, convidativo e interessante para os pets..

100% comestível - Pode ser minimamente customizada a cada caso, por exemplo, uma cadela que tem problemas de diabetes, ela receberá uma dieta caseira específica para diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Mais energia e disposição para brincar e correr - Os pets ficam mais dispostos, mais alegres e com mais energia para brincar e correr.
 
Ajuda na prevenção de doenças como o câncer - Tem maior resistência natural a parasitas e doenças, produzindo melhoras sensíveis de quadros de vômitos, diarreias, otites e alergias quando causados por consumo de ração seca, ajudando também na prevenção certos tipos de cânceres.
 
Evita a obesidade - Com a dieta certa para seu pet, pode-se evitar que ele coma uma quantidade exagerada de comida evitando assim a obesidade ou ajudando o pet a chegar ao peso ideal, caso ele apresente um quadro de obesidade.

Um ponto importantíssimo é que, dietas saudáveis para pets não é o resto da sua comida, seja ela do almoço ou do jantar e nem abrir a geladeira e verificar o que está sobrando e oferecer ao seu pet, isso é ERRADO, mesmo porque, existem alguns alimentos que os cães não podem consumir, pois podem apresentar problemas graves, como por exemplo: cebola, chocolate, uvas passas, pão, entre outros. Caso você queira saber mais sobre estes alimento que são prejudiciais à saúde dos cães, veja também este artigo “Os alimentos que podem estar prejudicando a saúde do seu pet e você não sabia” .

Fique ligado: Para que a introdução de uma dieta saudável seja desejável e aceitável pelo seu cão, consulte um veterinário e faça um check up para ver como anda a saúde do seu pet, e peça a ele uma dieta que se enquadre na rotina do seu cão. 
FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP!
Logo#Cãofeitaria 
           Fit