Blog                                                        #Cãofeitaria                                                                                             Fit

Legumes e verduras que fazem bem para seu cão

Exemplo de imagem
   Incluir verduras e legumes na alimentação do seu cão, traz muitos benefícios a saúde deles, pois são fonte de vitaminas e nutrientes. 
 
   Esses alimentos podem muitas vezes atuar como medicamentos para certas doenças. Muitos veterinários são adeptos a dieta natural como uma medida de tratamentos de algumas enfermidades nos cães. 

   Mas caso você queira começar a introdução de uma alimentação mais natural para seu cão, recomendo você a leva-lo em um veterinário para que ele passe a dieta e os nutrientes diários corretos para ele, mesmo porque, devemos ter cuidado pois certas verduras podem ser prejudiciais em alguns tipos de doenças. 

   Antes de descrever as verduras e legumes que os pets podem comer, é bom lembrar que maioria devem ser cozidas antes de serem ofertadas para os pets, pois isso facilita melhor a digestão pelo organismo do animal, sem contar que matam certos tipos de parasitas, bactérias ou larvas que podem estar nestas verduras.

   As verduras e legumes a que irei descrever a seguir, podem ser oferecidas para o animal, mas lembrando sempre que um veterinário deverá ser consultado antes de ofertar esses alimentos para eles.

   CENOURA - A cenoura é fonte de vitaminas A, C, K e potássio, é um legume com grande aceitabilidade pelos cães, ela pode ser oferecida, crua (porém crua, é mais para recreação/ entretenimento e para limpeza dos dentes do que como um alimento propriamente dito), por não mastigarem direito, o organismo do cão não aproveita tanto as vitaminas que ela possui, por isso o mais indicado que ela seja oferecida cozida, ralada ou triturada. 

   BRÓCOLIS – É um vegetal rico em fibras, fonte de Cálcio, Potássio, Zinco, Ferro, Sódio e rico também em vitaminas C, A, B1, B2 e B6. Além disso, o brócolis é indicado para o controle da pressão arterial, sendo um aliado aos cães idosos ou com sobre peso, pois o brócolis traz a sensação de saciedade, ele deve ser ofertado para o pet, cozido ao vapor ou fervido. 

   BETERRABA - Fonte de ferro, rica em vitamina A, C e complexo B, sendo muito boa para o sistema imunológico e para a visão do animal, possui muitas fibras o que é bom para o funcionamento e regulação do intestino, ela deve ser ofertada para os pets cozida. Mas um alerta: cães que possuem diabetes, não é recomendado oferta-la pois ela possui um alto teor de açúcar. Ah, e não fiquem assustado se as fezes do seu cão saírem coloridas logo após a oferta de beterraba isso é devido a um pigmento chamado betacianina que dá a coloração rosa avermelhada para as fezes, isso é normal.
 
   ALFACE – Rico em vitaminas A e C, sais minerais como: Fósforo, cálcio e Ferro, o alface ajuda a combater constipação, mais conhecido como prisão de ventre. Essa verdura quase não tem calorias e ajuda na limpeza no intestino, pois é rico em fibras. Ele deve ser ofertado aos pets misturados na comida do animal, podendo ser picado em pedaços pequenos. 
 
   COUVE – Fone de vitamina A, C e K, contendo ainda algumas vitaminas do complexo B, também é rica em ferro ajudando assim no combate a anemia. Essa verdura ajuda os cachorros que estão acima do peso a emagrecerem, pois ela contém fibras, que em contato com a água vira uma espécie de gel, dando assim uma sensação de saciedade e dificultando a absorção de gorduras, ela deve ser ofertada aos pets cozida, cortadas em pequenos pedaços e misturada na comida.

   VAGEM – Fonte de vitamina C, possui baixo teor calórico. A vagem é indicado para os cães diabéticos pois, ela ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue do animal, ela também ajuda no controle do colesterol. Ela deve ser ofertada aos cães cozida. 

   BATATA – Fonte de vitamina do complexo B e C, a batata também pode fornecer ao animal Ferro, Cálcio e Potássio, colaborando com a manutenção do sistema imunológico, dos músculos, dos ossos e dentes, Porém, como a batata é um alimento rico em carboidrato, deve-se ter certos cuidados ao ofertar-lá, pois, dada em excesso pode ocasionar o aumento de peso do animal, então sua quantidade deve ser bastante limitada. Ao oferece-la ao pet, cozinhe até que ela fique macia. 

   ABÓBORA - Além de muito saborosa e cheirosa, a abóbora é fonte de vitaminas A, C e E, fonte de fibras e também de vários nutrientes como as proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésio, e fósforo. Esse legume ajuda na prevenção de doenças e na proteção da pele e dos olhos do animal. Ela deve ser ofertada ao pets cozida na água ou no vapor, cortadas em cubo ou amassadas fazendo um purê (como é fonte de fibras, ela ajuda na regulação do intestino). 
Eu falo mais sobre os benéficos da abóbora e suas sementes no seguinte artigo:  Os benefícios da abóbora e suas sementes na alimentação dos cães

   Legumes e verduras são essenciais para a saúde do pet, como você pode observar acima, eles são ricos em fibras, proteínas e fonte de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo do animal. Mas antes de introduzi-las na alimentação do seu peludo, volto a dizer, consulte um veterinário, pois é ele que dará a dose diária de ingestão desses alimentos para o seu pet. 

   Uma outra coisa que eu gostaria de deixar bem clara, não dê todos os dias somente um tipo de verdura ou legume, sempre é bom variar os legumes e verduras no cardápio dos pets, pois assim ele adquirem uma nutrição mais rica em diversas vitaminas e minerais. E também misture as vitaminas (encontrado nas verduras e legumes) com proteínas, como as carnes e os carboidratos (em pequenas quantidades) para fazer a refeição do seu cão mais completa.
 
   Por fim, descrevi alguns alimentos que ajudam no bom funcionamento do organismo dos nossos peludos, porém a outros tipos de verduras e legumes que podemos ofertar para eles, mas antes de ofertar, pesquise e converse com um profissional para que possa esclarecer suas dúvidas e ofertar o alimento com segurança para seu cão, afinal eles são nossos filhos peludos e não gostaríamos que nada de mal os acontecessem, não é verdade!
Eu acredito que meu cão pode ser mais saudável.
Se você também acredita, deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre dicas fitness para seu cão.
FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP!
Logo#Cãofeitaria 
           Fit