Qual a melhor dieta natural para o seu amiguinho?

Nós tutores sempre queremos oferecer o melhor para os nossos aumiguinhos, não é verdade?! Sempre pesquisamos algo novo e diferente para oferecer a eles, desde uma ração nova que saiu a pouco tempo no mercado até mesmo um petisco novo em formato de bichinho que possui um gosto de carne mais acentuado e que atraem diversos paladares caninos. Essa diversidade é muito legal, porém nós humanos julgamos o alimento dos nosso doguinhos pela embalagem, ou seja, quanto mais chamativa a embalagem mais gostoso será a refeição para os cãezinho.
Alguns tutores ainda desconhecem o que é alimentação natural para pets e quais os benefícios que trará a saúde dos seus cãozinhos, foi pensando nisso que resolvi escrever esse artigo, mostrando os benefícios que a alimentação natural traz para o organismo dos pets e o melhor de tudo é que são fáceis de preparar e os dogs adoram, pois quem não gosta de experimentar coisas novas?! principalmente aquelas que agradam nosso paladar, com os dogs também não é diferente, comida boa é comida caseira.
Mostrarei aqui que existem três tipos de dietas caseiras que você pode fazer para seu doguinho experimentar. Irei descreve-las logo abaixo, cabe a você tutor, decidir qual a melhor dieta para seu amiguinho e que deixará ele com água na boca a cada refeição do dia, falarei também sobre os benefícios de cada uma delas para a saúde do seu peludo.
Te garanto que eles irão adorar, a hora da refeição será um momento de felicidade e muita alegria para ele, e o melhor de tudo, mais saúde para seu amiguinho, mais longevidade e mais proximidade com ele.
DIETA COZIDA
Essa é uma dieta caseira balanceada, cozida e sem ossos. As proteínas usadas nessa dieta, são de ótima qualidade, as gordura adicionadas são saudáveis e na medida correta, os carboidratos utilizados nessa dieta, apresentam baixos índices glicêmicos, essa AN (alimentação natural), é também, enriquecida com legumes, verduras e hortaliças.
Essa dieta é indicada para cães de qualquer idade (filhotes devem desmamar primeiro antes de impor AN na sua dieta) e qualquer raça. A vantagem de não ter ossos, ajuda muito na oferta desse tipo de dieta para os cães filhotes recém-desmamados e para cães idosos que não possuem os dentes.
É indicada também para aqueles cãezinhos que possuem o paladar mais caprichoso e seletivo, pois essa dieta é mais atrativa quanto ao cheiro e quanto ao paladar dos pets. Há tutores que não se sentem confiantes ao ofertar carnes cruas e ossos crus, por isso, essa AN é mais recomendada.
Seu cãozinho terá uma saúde melhor e com uma alimentação mais natural, descreverei aqui os benefícios e as vantagens que seu animal terá se alimentando de uma AN cozida.
Benefícios
- A qualidade do alimento é muito melhor, pois não possui adição de corantes e conservantes como as rações.
- A variação de alimentos é maior, o sabor e o aroma é mais empolgante, além de ser uma alimentação mais segura, pois sabe-se de todos os alimentos que serão colocados e também sabe-se dos procedimentos que os alimentos irão passar antes de seu pet devora-lo.
- Ajuda a reduzir problemas de saúde como alergias, problemas de pele, melhora o hálito do cão, ajuda a diminuir o odor e a reduzir o volume de fezes, elas saem mais sequinhas. Isso é a confirmação de que seu cãozinho estará se alimentando de forma correta e consequentemente melhorando o seu bem – estar.
- É um dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos, isso ajuda na regulação dos níveis glicêmico do animal, fazendo com que o animal não fique gorducho, mantendo uma silhueta mais bonita e ajudando na prevenção de doenças, como a diabetes, doenças inflamatórias que diminuem a expectativa de vida.
- Com a introdução da alimentação saudável para seu pet, você tutor, verificará que os pelos ficam mais brilhantes e macios, reduz a queda de pelo, para tutores que não gostam muito de “cheiro de cachorro”, a dieta natural, diminui o odor. Cães cansados acabam recuperando a sua disposição e jovialidade para brincadeiras e passeios, e muito mais.
Desvantagens dessa AN
- Mais trabalhosa na hora do preparo, pois todos os alimentos utilizados são cozidos, mas não é nada monstruoso de se preparar, é preciso se organizar na hora de comprar os alimentos e prepara-los para seu pet, é importante não esquecer de montar as refeições usando sempre a balança digital de cozinha (só assim você tem a certeza de estar oferecendo comida na medida correta).
- Os pets parecem sempre estarem com fome, isso porque, comida caseira é muito mais saborosa e cheirosa do que um prato de ração seca, isso pode dar a impressão de que a AN não está sustentando seu cãozinho e que ele virou um morto de fome.
- Carnes e vísceras quando cozidas, diminuem de tamanho devido a desidratação durante o cozimento, por isso, precisará comprar uma quantidade um pouco maior de carne.
- Necessita de adição de cálcio já que a dieta não possui ossos em sua composição.
DIETA CRUA SEM OSSOS
Dieta crua sem ossos, é uma dieta balanceada, com alto nível de proteína animal, são utilizadas gorduras saudáveis, carboidrato de baixo valor glicêmico e não inflamatórios, nessa AN também é enriquecida com legumes, verduras e hortaliças.
Nesse tipo de AN, as carnes, as vísceras e os ovos são oferecidos crus para os cães, os carboidratos devem ser todos cozido e já os vegetais podemos escolher se nós tutores oferecemos crus ou cozidos. Essa dieta traz muitos benefícios para os animais pois, carnes, ovos e vísceras em seu estado natural (cru) são ricos em enzimas, aminoácidos e vitaminas que não são resistente ao cozimento.
Assim como a AN cozida, a AN crua sem ossos também é indicada para animais de qualquer idade (filhotes devem desmamar primeiro antes de impor AN na sua dieta) e qualquer raça. O fato de não conter ossos ajuda a oferta da dieta para filhotes recém desmamados e para cães idosos, aqueles que são desdentados.
Essa dieta pode ser ofertadas para cães saudáveis, já cães que possuem doenças crônicas precisam de dietas especiais, por isso, antes de começar uma dieta como essa, é necessário leva-lo ao veterinário para que ele possa analisar como anda a saúde do seu peludo.
Benefícios
- Cães saudáveis digerem muito bem as carnes, as vísceras e ovos crus.
- Carnes cruas são ricas em nutriente, vitaminas e aminoácidos, excelentes para um bom funcionamento do organismo dos pet.
- Essa dieta é rica em água, o que mantém o cão hidratado ajudando no bom funcionamento dos rins e sistema urinário, isso acontece porque a água presente na dieta é melhor aproveitada pelo organismo.
- A alimentação natural crua sem ossos, gera pouco resíduo para o corpo eliminar, ou seja, o organismos gera cocôs menos volumosos, menos fétidos e mais sequinhos.
- É uma AN mais prática de preparar, pois só os carboidratos são cozidos.
Desvantagem dessa NA
- Requer adição de cálcio já que nessa dieta não é composta por ossos.
- Disponibilidade e espaços no freezer
- Essa dieta não ajuda a combater o tártaro, por isso, deve-se criar uma rotina de escovação dentária para seu pet.
DIETA CRUA COM OSSOS
Essa é uma dieta caseira biologicamente adequada à fisiologia carnívora dos cães. A ideia é tentar imitar a constituição de uma presa no meio urbano, como por exemplo: um pato, um gambá, uma galinha etc. A carcaça desses animais, assim como, as vísceras cruas, os músculos, entre outra partes, compõem a dieta crua com ossos na qual tentamos imitar para ofertar aos nossos pets.
Essa dieta é indicada somente para cães que tem a saúde em excelente estado, ou seja, para cães saudáveis de todas as idades, raças e filhotes que já tenham sido desmamados, porém não é indicado para cães idosos que não possuem mais dentes.
Os ossos podem ser oferecidos inteiros ou cortados, mas é necessário que seu cão seja capaz de engolir e mastigar os ossos sem dificuldades e o mais importante é que ele tenha uma boa digestão para que não haja problemas.
Benefícios
- É a dietas mais natural comparada as outras ANs, pois é a que mais chega perto da dieta que um cão selvagem teria na natureza.
- Ajuda no combate do tártaro, pois durante a comilança, os ossos friccionam os dentes funcionando como uma “escova” removendo assim, o tártaro.
- Os ossos presentes na dieta, são ricos em colágeno, cartilagens, condroitinas (que ajudam na proteção das articulações), além de minerais como o cálcio (sua função é :ativar as enzimas, conduzir os impulsos nervosos, contração muscular e evitar coagulação sanguínea.)
- Ajuda no combate a coprofagia, ou seja, é quando o animal ingere as próprias fezes ou as fezes de outros animais, essa dieta ajuda a combater esse tipo de comportamento, pois as fezes se tornam menos “apetitosas”, pois o odor delas diminuem, tornando–as menos atraente ao paladar canino e elas saem mais sequinhas (coisa desagradável de dizes, mas é mais comum que se imagina).
Desvantagem dessa AN
- Alguns animais precisam que os ossos seja moídos caso tenham dentes sensíveis ou se engasgam com facilidade.
- Requer freezer ou congelador pois carnes, vísceras e peixes crus, precisam de alguns dias congelados antes de oferecer aos pets (isso é importante para evitar que parasitos e protozoários sobrevivam).
Essas são as dietas que podemos elaborar para que nossos pets, para que eles conhecem novos sabores e novo odores e é claro, ter nada mais nada menos que uma vida mais saudável e cheia de energia. Diante dessas dietas apresentadas, cabe a você tutor escolher a que mais vai agradar o paladar do seu pet e é claro, a que mais você achar ideal para a saúde dele.
- Ah, não posso esquecer...
É sempre bom lembrar, antes de começar qualquer uma dessas dietas PELO AMOR DE DEUS converse com o VETERINÁRIO do seu peludo, faça um check- up geral para analisar como anda a saúde do seu amiguinho e siga corretamente a dieta que ele passar.
Alguns tutores ainda desconhecem o que é alimentação natural para pets e quais os benefícios que trará a saúde dos seus cãozinhos, foi pensando nisso que resolvi escrever esse artigo, mostrando os benefícios que a alimentação natural traz para o organismo dos pets e o melhor de tudo é que são fáceis de preparar e os dogs adoram, pois quem não gosta de experimentar coisas novas?! principalmente aquelas que agradam nosso paladar, com os dogs também não é diferente, comida boa é comida caseira.
Mostrarei aqui que existem três tipos de dietas caseiras que você pode fazer para seu doguinho experimentar. Irei descreve-las logo abaixo, cabe a você tutor, decidir qual a melhor dieta para seu amiguinho e que deixará ele com água na boca a cada refeição do dia, falarei também sobre os benefícios de cada uma delas para a saúde do seu peludo.
Te garanto que eles irão adorar, a hora da refeição será um momento de felicidade e muita alegria para ele, e o melhor de tudo, mais saúde para seu amiguinho, mais longevidade e mais proximidade com ele.
DIETA COZIDA
Essa é uma dieta caseira balanceada, cozida e sem ossos. As proteínas usadas nessa dieta, são de ótima qualidade, as gordura adicionadas são saudáveis e na medida correta, os carboidratos utilizados nessa dieta, apresentam baixos índices glicêmicos, essa AN (alimentação natural), é também, enriquecida com legumes, verduras e hortaliças.
Essa dieta é indicada para cães de qualquer idade (filhotes devem desmamar primeiro antes de impor AN na sua dieta) e qualquer raça. A vantagem de não ter ossos, ajuda muito na oferta desse tipo de dieta para os cães filhotes recém-desmamados e para cães idosos que não possuem os dentes.
É indicada também para aqueles cãezinhos que possuem o paladar mais caprichoso e seletivo, pois essa dieta é mais atrativa quanto ao cheiro e quanto ao paladar dos pets. Há tutores que não se sentem confiantes ao ofertar carnes cruas e ossos crus, por isso, essa AN é mais recomendada.
Seu cãozinho terá uma saúde melhor e com uma alimentação mais natural, descreverei aqui os benefícios e as vantagens que seu animal terá se alimentando de uma AN cozida.
Benefícios
- A qualidade do alimento é muito melhor, pois não possui adição de corantes e conservantes como as rações.
- A variação de alimentos é maior, o sabor e o aroma é mais empolgante, além de ser uma alimentação mais segura, pois sabe-se de todos os alimentos que serão colocados e também sabe-se dos procedimentos que os alimentos irão passar antes de seu pet devora-lo.
- Ajuda a reduzir problemas de saúde como alergias, problemas de pele, melhora o hálito do cão, ajuda a diminuir o odor e a reduzir o volume de fezes, elas saem mais sequinhas. Isso é a confirmação de que seu cãozinho estará se alimentando de forma correta e consequentemente melhorando o seu bem – estar.
- É um dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos, isso ajuda na regulação dos níveis glicêmico do animal, fazendo com que o animal não fique gorducho, mantendo uma silhueta mais bonita e ajudando na prevenção de doenças, como a diabetes, doenças inflamatórias que diminuem a expectativa de vida.
- Com a introdução da alimentação saudável para seu pet, você tutor, verificará que os pelos ficam mais brilhantes e macios, reduz a queda de pelo, para tutores que não gostam muito de “cheiro de cachorro”, a dieta natural, diminui o odor. Cães cansados acabam recuperando a sua disposição e jovialidade para brincadeiras e passeios, e muito mais.
Desvantagens dessa AN
- Mais trabalhosa na hora do preparo, pois todos os alimentos utilizados são cozidos, mas não é nada monstruoso de se preparar, é preciso se organizar na hora de comprar os alimentos e prepara-los para seu pet, é importante não esquecer de montar as refeições usando sempre a balança digital de cozinha (só assim você tem a certeza de estar oferecendo comida na medida correta).
- Os pets parecem sempre estarem com fome, isso porque, comida caseira é muito mais saborosa e cheirosa do que um prato de ração seca, isso pode dar a impressão de que a AN não está sustentando seu cãozinho e que ele virou um morto de fome.
- Carnes e vísceras quando cozidas, diminuem de tamanho devido a desidratação durante o cozimento, por isso, precisará comprar uma quantidade um pouco maior de carne.
- Necessita de adição de cálcio já que a dieta não possui ossos em sua composição.
DIETA CRUA SEM OSSOS
Dieta crua sem ossos, é uma dieta balanceada, com alto nível de proteína animal, são utilizadas gorduras saudáveis, carboidrato de baixo valor glicêmico e não inflamatórios, nessa AN também é enriquecida com legumes, verduras e hortaliças.
Nesse tipo de AN, as carnes, as vísceras e os ovos são oferecidos crus para os cães, os carboidratos devem ser todos cozido e já os vegetais podemos escolher se nós tutores oferecemos crus ou cozidos. Essa dieta traz muitos benefícios para os animais pois, carnes, ovos e vísceras em seu estado natural (cru) são ricos em enzimas, aminoácidos e vitaminas que não são resistente ao cozimento.
Assim como a AN cozida, a AN crua sem ossos também é indicada para animais de qualquer idade (filhotes devem desmamar primeiro antes de impor AN na sua dieta) e qualquer raça. O fato de não conter ossos ajuda a oferta da dieta para filhotes recém desmamados e para cães idosos, aqueles que são desdentados.
Essa dieta pode ser ofertadas para cães saudáveis, já cães que possuem doenças crônicas precisam de dietas especiais, por isso, antes de começar uma dieta como essa, é necessário leva-lo ao veterinário para que ele possa analisar como anda a saúde do seu peludo.
Benefícios
- Cães saudáveis digerem muito bem as carnes, as vísceras e ovos crus.
- Carnes cruas são ricas em nutriente, vitaminas e aminoácidos, excelentes para um bom funcionamento do organismo dos pet.
- Essa dieta é rica em água, o que mantém o cão hidratado ajudando no bom funcionamento dos rins e sistema urinário, isso acontece porque a água presente na dieta é melhor aproveitada pelo organismo.
- A alimentação natural crua sem ossos, gera pouco resíduo para o corpo eliminar, ou seja, o organismos gera cocôs menos volumosos, menos fétidos e mais sequinhos.
- É uma AN mais prática de preparar, pois só os carboidratos são cozidos.
Desvantagem dessa NA
- Requer adição de cálcio já que nessa dieta não é composta por ossos.
- Disponibilidade e espaços no freezer
- Essa dieta não ajuda a combater o tártaro, por isso, deve-se criar uma rotina de escovação dentária para seu pet.
DIETA CRUA COM OSSOS
Essa é uma dieta caseira biologicamente adequada à fisiologia carnívora dos cães. A ideia é tentar imitar a constituição de uma presa no meio urbano, como por exemplo: um pato, um gambá, uma galinha etc. A carcaça desses animais, assim como, as vísceras cruas, os músculos, entre outra partes, compõem a dieta crua com ossos na qual tentamos imitar para ofertar aos nossos pets.
Essa dieta é indicada somente para cães que tem a saúde em excelente estado, ou seja, para cães saudáveis de todas as idades, raças e filhotes que já tenham sido desmamados, porém não é indicado para cães idosos que não possuem mais dentes.
Os ossos podem ser oferecidos inteiros ou cortados, mas é necessário que seu cão seja capaz de engolir e mastigar os ossos sem dificuldades e o mais importante é que ele tenha uma boa digestão para que não haja problemas.
Benefícios
- É a dietas mais natural comparada as outras ANs, pois é a que mais chega perto da dieta que um cão selvagem teria na natureza.
- Ajuda no combate do tártaro, pois durante a comilança, os ossos friccionam os dentes funcionando como uma “escova” removendo assim, o tártaro.
- Os ossos presentes na dieta, são ricos em colágeno, cartilagens, condroitinas (que ajudam na proteção das articulações), além de minerais como o cálcio (sua função é :ativar as enzimas, conduzir os impulsos nervosos, contração muscular e evitar coagulação sanguínea.)
- Ajuda no combate a coprofagia, ou seja, é quando o animal ingere as próprias fezes ou as fezes de outros animais, essa dieta ajuda a combater esse tipo de comportamento, pois as fezes se tornam menos “apetitosas”, pois o odor delas diminuem, tornando–as menos atraente ao paladar canino e elas saem mais sequinhas (coisa desagradável de dizes, mas é mais comum que se imagina).
Desvantagem dessa AN
- Alguns animais precisam que os ossos seja moídos caso tenham dentes sensíveis ou se engasgam com facilidade.
- Requer freezer ou congelador pois carnes, vísceras e peixes crus, precisam de alguns dias congelados antes de oferecer aos pets (isso é importante para evitar que parasitos e protozoários sobrevivam).
Essas são as dietas que podemos elaborar para que nossos pets, para que eles conhecem novos sabores e novo odores e é claro, ter nada mais nada menos que uma vida mais saudável e cheia de energia. Diante dessas dietas apresentadas, cabe a você tutor escolher a que mais vai agradar o paladar do seu pet e é claro, a que mais você achar ideal para a saúde dele.
- Ah, não posso esquecer...
É sempre bom lembrar, antes de começar qualquer uma dessas dietas PELO AMOR DE DEUS converse com o VETERINÁRIO do seu peludo, faça um check- up geral para analisar como anda a saúde do seu amiguinho e siga corretamente a dieta que ele passar.