Blog                                                        #Cãofeitaria                                                                                             Fit

Alergia e intolerância alimentar em cães.

Exemplo de imagem
Assim como os humanos, os cães também podem desencadear alergias alimentares e até intolerância alimentar. É fácil confundir alergia alimentar com intolerância alimentar, sendo que a alergia é uma reação muito mais comum do que a intolerância alimentar. Já a intolerância alimentar é menos grave que uma alergia alimentar e não envolve o sistema imunológico. 

Mas afinal, o que é alergia alimentar? 

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado tipo de alimento. Mesmo a ingestão de uma pequena quantidade de um determinado tipo de alimento, pode causa alergia em alguns animais, podendo assim desencadear alguns sintomas, sendo a mais comum delas a coceira. 
 
Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar sintomas graves ou até mesmo uma reação com risco de vida - conhecida como anafilaxia ou choque anafilático (Os primeiros sintomas da anafilaxia incluem vômitos, diarreia, urticária acompanhada de coceira excessiva e perda do controle sobre as vias de micção e defecação). 

Os sintomas da anafilaxia variam de animal para animal, pois depende do agente causador da alergia e como o organismo do animal reage a ele. Alguns cães, por exemplo, podem ficar desanimados, enquanto que outros, podem ficar irritados, ansiosos ou hiperativos. 

As alergias podem desencadear independentemente da idade ou da raça do cachorro. Grande parte das alergias que os cães podem desencadear se manifestam na maioria das vezes na pele. Os sintomas mais comuns de alergia alimentar que podemos observar são coceira na pele (principalmente se as coceiras forem na cabeça, nas patas dianteiras, na barrida e na calda), podemos observar também, perda de pelos excessivas, problemas gastrointestinais, formação de caspa, em alguns casos há o aparecimento de pequenas feridas (o que pode facilitar a ocorrência de algumas infecções), e até em casos mais graves o cão pode apresentar dificuldade respiratória. 

Cão com alergia além de se coçarem muito, eles também tem o hábito de lamber com frequência as patas. Otites que são recorrentes, são comuns em cães que apresentam esse tipo de alergia. Alguns cães ficam com os focinhos inchados e em alguns casos, é difícil mas pode ocorrer, alguns cães podem apresentar quadros de vômitos e ou diarreia. 
 
Para um animal desencadear quadros de alergia alimentar, ele não precisa necessariamente apresentar todos esses sintomas, basta se coçar muito para que você perceba e leve-o ao veterinário. 
 
Alguns dos alimentos mais comuns que desencadeiam certos tipos de alergias nos animas e até mesmo em nós humanos, são os laticínios, as carnes vermelhas, alguns cereais, o frango e os ovos. Podemos observar se o animal tem alergia principalmente através da pele e o trato digestivo. 

Como podemos identificar se o cão apresenta alergias:

Observe se o cão tem alguma reação na pele – Os sintomas mais comuns de alergia alimentar são coceiras e irritações na pele. Observe se seu cão coça a pele constantemente e em seguida, procure se há feridas ou manchas avermelhadas pelo corpo do animal. 

Observe se seu cão apresenta infecções nos ouvidos – Essas infecções também podem estar associadas a alergias alimentares, sintomas como coceira excessiva, vermelhidão ou inchaço na orelha ou em torno dela, além de apresentarem secreções sanguinolentas amareladas ou amarronzadas, podem ser sinais de uma possível infecção de ouvido. 

Observe os vômitos e também se o cão terá diarreia – Vômitos com frequência ou diarreias constantes, o cão pode ser alérgicos a algum item da dieta como por exemplo, certos tipos de ingredientes que tem na composição do biscoito canino, bifinhos, etc.

Visto isso, comece aos poucos eliminando alguns ingredientes que você suspeita que possam estar causando alergia a ele, pois somente com esse método é que você perceberá aos poucos se seu cachorro apresenta quadros alérgicos a determinado tipo de alimento. 

O que é intolerância alimentar? 

Intolerância alimentar acontece quando o organismo do animal não possui enzimas que são capazes de absorver os açúcares de determinados alimentos que foram ingeridos, sendo assim, o alimento quando ingerido é submetido a vários processos químicos no organismo do animal, dentre eles o de absorção do açúcar. 
 
No entanto, quando há intolerância alimentar, o açúcar do alimento ingerido, permanece retido no organismo e acumulado no estômago, provocando assim, a saturação de tal substância, o que resultara em inúmeros desconfortos para o cão como por exemplo: vômito, cólica, diarreia, alimentos com conservantes e corantes em geral, entre outros. 

Caso o animal coma algum tipo de alimento que ele seja intolerante, além do desconforto que trará para ele, também ficará apático e sem vontade de movimentar muito. 

Apesar de não ser muito grave como a alergia, a intolerância alimentar é bastante incômoda para os pets. É importante lembrar que certos tipos de comida, não devem de forma alguma oferecer para os animais. 
Vou deixar aqui um link de um artigo onde descrevo alguns alimento que não se deve ofertar para os cães. 

Alimentos como chocolate, pão, balas entre outros, podem enfatizar ainda mais o animal a desenvolver intolerância alimentar. Produtos que tenham lactose, proteína de soja, alguns tipos de carne, trigo ou até milho podem desencadear esse problema. 

Para ter certeza que seu cão tem intolerância alimentar, é preciso que você leve ele a um veterinário de sua confiança, para que ele possa fazer exames clínicos que deem uma visão geral do corpo, é importante também, que você fale os alimentos que você mais oferece para seu pet, pois assim, facilita o diagnóstico do cão. 

Vimos que a alergia alimentar é diferente da intolerância alimentar, enquanto uma é mais grave e que envolve o sistema imunológico (alergia), a outra não é tão grave assim, mas isso não quer dizer que não devemos ficar atentos, pelo contrário. 

Em caso de dúvidas, se seu animal apresentar um quadro de alergia ou intolerância alimentar e você não souber identificar, leve-o ao veterinário, pois é ele quem irá fazer os exames e diagnostica-lo de acordo com seu quadro clinico. 
Eu acredito que meu cão pode ser mais saudável.
Se você também acredita, deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre dicas fitness para seu cão.
FAÇA PARTE DA MINHA LISTA VIP!
Logo#Cãofeitaria 
           Fit